O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, recebeu nesta quarta-feira, 25, representantes da Coalizão Direitos na Rede (CDR). A reunião reflete uma política da Anatel de abrir diálogos com diversos setores da sociedade sobre tema relativos à agenda de telecomunicações e transformação digital.
Na ocasião, o Superintendente Executivo da Anatel, Abraão Balbino, explicou que está em curso uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para organizar um evento internacional para discutir conectividade significativa. “O evento será internacional e acontecerá em abril. Queremos uma participação da sociedade civil nele”, disse Balbino.
Na ocasião, os representantes da CDR apresentaram algumas demandas, como maior participação social em espaços onde as políticas públicas de inclusão digital são discutidas, como o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e o Conselho Gestor do Fust. Baigorri disse que sobre o Gape, é possível ter observadores, mas mudar sua composição é mais difícil porque ela foi definida em edital do leilão do 5G. Já sobre o Conselho Gestor do Fust, isso passa por um diálogo com o Ministério das Comunicações (MCom), que ele disse que vai verificar o que é possível fazer.