Responder a essa pergunta não é tão simples quanto parece, mas tentaremos fornecer elementos para ajudar a entender o que influencia na cobertura de um sinal LTE Privado, também conhecido popularmente como rede 4G.
Quando se projeta uma rede LTE privada, é fundamental considerar que as premissas de comunicação – como taxa de dados, latência, quantidade de usuários, tipos de clientes e barreiras regulatórias – influenciam diretamente na cobertura final do projeto.
Para compreender o alcance de uma rede de telecomunicações, é fundamental identificar os principais fatores que impactam na cobertura do sinal.
Quais parâmetros influenciam na cobertura do LTE Privado?
Resolução da Anatel: As resoluções da Anatel definem as condições de uso das radiofrequências, ou seja, impõem limitações que afetam diretamente o alcance das redes LTE.
Topografia do Local: Obstáculos causados pelo relevo afetam diretamente o alcance do sinal. Áreas montanhosas ou com edifícios altos interferem na propagação do sinal. Esta perda pro difração está diretamente relacionada a faixa de frequência de operação. Algumas frequências propagam melhor em ambientes com reflexão, outras, por exemplo propagam em ambientes sem visada como morros.
Faixa de Frequência: Frequências mais baixas têm alcance maior devido ao comprimento de onda, facilitando a propagação em áreas abertas e com obstruções.
Potência dos equipamentos: Maior potência resulta em maior alcance, porém existem limites regulatórios para diferentes frequências, ou seja, nem sempre é possível utilizar deste artifício.
Ganho das Antenas: Antenas com maior ganho estendem o alcance do sinal, mas direcionam o sinal para áreas específicas devido à diretividade. Isso pode ser útil para concentrar o sinal em áreas específicas, mas pode limitar a cobertura em outras regiões.
Altura das Antenas: Antenas instaladas em alturas mais altas enviam o sinal a distâncias maiores. Isso é relevante para cobertura em áreas amplas, mas pode não ser ideal em locais menores em que a área a ser coberta está próxima à antena.
Tipo de Equipamentos Receptores: A qualidade dos equipamentos receptores, como smartphones ou modems 4G, influencia na cobertura do sinal. Equipamentos com antenas de alta qualidade e maior sensibilidade aumentam a cobertura.
A relação sinal-ruído: Ela interfere significativamente na cobertura de uma Rede LTE Privado. À medida que a rede LTE vai crescendo, o ruído aumenta, diminuindo a cobertura da rede. Por isto é importante no RF Planning fazer o uso de antenas adequadas para otimizar o uso do espectro.
As variáveis mencionadas não influenciam de forma independente; uma afeta a outra. Por exemplo, um sistema com potência mais alta em uma frequência também alta pode ter menor alcance do que um sistema com potência mais baixa em uma faixa de frequência mais baixa.
Como saber a cobertura de uma rede ?
Não há um número mágico para determinar a cobertura de uma rede LTE Privativa. A melhor maneira de definir o alcance é realizar um estudo de área de cobertura, considerando premissas como a taxa de dados mínima requerida, a quantidade de equipamentos na rede e o nível de ruído operacional na Rede. A escolha da faixa de frequência ideal pode economizar em infraestrutura e na utilização de um número menor de equipamentos.
Na Top Digital dispomos da ferramenta Atoll, ferramenta própria para execução de estudos de cobertura de sinal LTE considerando os parâmetros de potência, taxa de dados, qualidade da Rede e etc (RSRP e RSRQ). Quer conhecer mais ? entre em contato conosco.